domingo, 7 de junho de 2009

Alfabeto

Alguém ai sabia que nosso alfabeto agora tem 26 letras? Finalmente, há um basta na indiferença! Os estrangeiros K, W e Y são oficializados cidadãos brasileiros através de nossa língua!
Mas quem disse que eles já nao faziam parte do nosso idioma há muito tempo? Quem ai não se chama Kelly, Weslley, Walter...
Então, ker dizer ky agora poderemos escrever com “c” ou “q” ou “k” que será a mesma coisa ow então “i’ e “y” ow “u” e “w”? Definitivamente, não!
As três letrinhas, apenas foram oficialmente incluídas, mas continuam a ser usadas nos casos já existentes:
• Em nomes próprios de pessoas e derivados: Franklin, Kant, byroniano, Taylor, etc.
• Em símbolos, abreviaturas, siglas e em palavras que foram adotadas como unidades de medida internacionais: km (quilômetro), K (potássio), W (watt), kW (kilowatt), www (world wide web)
Então gente, temos que dar boas vindas a essas letrinhas, já temos por ai estampados em salões de beleza "Beauty Hair" e em lojas de carro "Car Express". Não podemos mais torcer o nariz para eles! Eles não tem culpa de sermos tão hospitaleiros, afinal, incorporamos as palavras inteiras, não é verdade?
Sejam bem vindos K, W e Y!


LEMBRETE
Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do "u".
E no acento diferencial? O que distinguia as palavras, era justamente o acento. E agora como diferenciar, por exemplo, "pára" (verbo) e "para" (preposição), se a pronuncia é a mesma? Teremos que nos basear daqui para frente no contexto em que ela é usada.
Por exemplo:
- Vá para casa. ( PREPOSIÇÃO - ANTES: Vá para casa.)
- O carro para na esquina. (VERBO - ANTES: O carro pára na esquina.)
PARA AJUDAR
Quem precisar redigir um texto muito importante e ainda estiver com alguma dificuldade para escrever a partir dessa reforma ortográfica, pode acessar esse link que estamos colocando. Este site é um conversor ortográfico que ajuda os textos conforme o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

14 comentários:

  1. O blog tá tentando, a cada dia que passa, melhorar o entendimento sobre essa reforma! os lembretes, por exemplo, são IMPORTANTES DEMAIS ! não deixem de olhar !

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Carolina! Não deixem de olhar, ler e aprender um pouquinho. Essa reforma é muito importante para a nossa Língua Portuguesa. Eu estou sempre por aqui. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse blog; ele me ajudou muito em algumas pesquisas. Espero que continuem postando diariamente pois está me ajudando nos estudos. Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. adooreeei
    mais letras pra geeente!

    rs
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei disso
    tava faltando blog assim

    ResponderExcluir
  7. Gente da uma olhada nos links !
    é muito interessante!

    ResponderExcluir
  8. é sempre bom saber as novidades acadêmicas.

    ResponderExcluir
  9. Parabéééns !
    muito legal isso aqui

    ;)

    ResponderExcluir
  10. ebaaa
    mais posts
    continuem , adorei

    ResponderExcluir
  11. Cara, sempre bom ter um blog; com coisas interessantes. DEMAIIIS MENINAS

    ResponderExcluir
  12. meninas o blog está super bacana, estou aprendendo muito com vocês...
    muito obrigada por essa oportunidade
    adoreeei... nota 10000000000000!

    ResponderExcluir
  13. vcs podem colocar mais exercicios?

    ResponderExcluir

 
NÚMERO DE VISITAS ATÉ AGORA