sexta-feira, 5 de junho de 2009

Trema

Nossa, vocês não podem imaginar o tamanho da nossa felicidade em saber que estamos ajudando tanta gente. Graças a Deus, nosso blog está "bombando"! =)
Continuem dando sugestões. Nós iremos fazer o possível para esse blog ficar o mais completo possível, mas vocês podem e devem ajudar.
O post de hoje será sobre a regra do trema. Muitos são contra, outros a favor. Uns acham que irá melhorar porque a Língua Portuguesa será padronizada e unificada. Outros acham que certos acentos não deveriam deixar de existir. Existe aquela velha história do costume, mudanças são sempre traumáticas quando estamos acostumados às coisas como elas são. Por exemplo, nós escrevemos "vôo" há mais de 19 anos com acento e agora vamos ter que nos habituar a escrever "voo" dessa forma simples.
Bom, você sendo a favor ou não, o fato é que a Reforma existe e precisamos aprende-la. Então vamos a regra do trema: ele não será mais usado nas palavras. Exemplo: lingüiça perde o trema e fica "linguiça".


VOCE SABIA?

Em Portugal e nos restantes países lusófonos que não o Brasil, as mudanças afetarão cerca de 2.600 palavras, ou seja, 1,6% do vocabulário total. As alterações mais significativas encontram-se na eliminação das consoantes que não são pronunciadas (ex.: ação, didático, ótimo, batismo em vez de acção, didáctico, óptimo, baptismo, seguindo-se o que o Brasil já pratica há décadas).

11 comentários:

  1. A cada dia que passa esse BLOG está ficando cada vez melhor hein, meninas! Continuem postando as regras e as informaçõe que são bastantes esclarecedoras. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que achei esse blog!
    muito esclarecedo. Vou indicar para varias pessoas. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  3. Sou amiga da Patrícia e achei demais isso aqui. coloquem mais exercicios, por favor

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa de vcs de tentar tornar a reforma mais fácil de ser compreendida! Parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  5. ajudar a aprender o português é sempre bom

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELA INICIATICA CRIATIVA EM APRESENTAR A REFORMA ORTOGRÁFICA!!!!

    PROF.EDSON / COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ

    ResponderExcluir
  7. tadinho do trema
    nao fazia mal a ninguem, mas rsrs

    beijao meninas
    Parabéééénsss

    ResponderExcluir
  8. LEGAL
    gostei do blog !

    meus parabéns , sucesso !!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A Língua Portuguesa precisa é mesmo de todos os seus sinais ortográficos, inclusive os acentos agudo dos -éi e -ói e -úi e circunflexo nos grupos -êe e -ôo. Este idioma não há nada que tirar. É perfeita assim, nas suas diferenças para a língua original. Respeitemo-as, por favor. Mantenhamos a incolumidade psicológica e cognitiva das pessoas de todas as idades, pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir

 
NÚMERO DE VISITAS ATÉ AGORA